segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Autoconfiança

Ao ler e analisar um livro sobre treino de jovens vi um artigo que acho de grande importância para o nosso futuro como técnicos de Desporto e com uma grande ligação à matéria abordada nas aulas de Rigg.

A autoconfiança é uma das competências psicológicas mais importantes num atleta. Não basta saber fazer algo bem feito, é necessário ter confiança em si próprio, nos momentos mais importantes, para usar, como eficiência, o que treinou.
Pode pensar-se que o monitor ou o treinador têm pouco a ver com esta competência. Pode pensar-se que é uma capacidade que se tem ou não e que devemos esperar que ela se forme espontaneamente.
Não é assim. Quem orienta o jovem deve procurar, sistematicamente, reforçar o que ele faz bem. Deve procurar que ele tenha orgulho nas competências que vai conseguindo dominar. Isto é muito mais importante do que, apenas, referenciar e tentar corrigir todos os erros que se descobre para avançar no sentido da perfeição.
Julgamos poder partir duma regra muito simples: de cada vez que se procurar corrigir um erro devemos anteceder a referência do erro por uma referência às competências já conquistadas.
Devemos igualmente desenvolver no atleta a capacidade de relembrar (visualizar), nos momentos de maior tensão, as imagens que tem memorizadas dos momentos competitivos de maior sucesso.


ADELINO, Jorge; VIEIRA, Jorge; COELHO, Olímpio. – Treino de Jovens – O que todos precisam de saber! , Centro de Estudos e Formação Desportiva, 3º ed, 2000

Ana Rita Jesus