sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Formação de Identidade / auto-conceito

Na minha opinião um tema bastante interessante é o auto-conceito e formação de identidade. O auto-conceito, como já vimos nas aulas, é a percepção que o indivíduo tem de si, ou seja, o que ele pensa de si próprio.

O auto-conceito depende de factores como a apreciação que os outros nos fazem, o sucesso que temos nas diferentes dimensões em que estamos inseridos e, por último, da importância que dá-mos a cada uma dessas dimensões.

Pensando no meu caso e no meu auto-conceito posso disser que a minha experiencia como militar contribuiu bastante para a definição do mesmo. O meio rígido, rigoroso e competitivo influenciou na formação da minha identidade como pessoa. Tornando-me numa pessoal calma, confiante, responsável e com auto-controlo. Derivado ao meio militar em que estou inserido e às virtudes que daí surgiram posso disser que tenho um auto-conceito positivo, pois essas virtudes são valorizadas no contexto em que me insiro.

Concluo então, que a opinião que temos em relação a nós próprios depende do meio ou contexto em que nos inserimos e que é através desse contexto que forma-mos a nossa identidade e assim o auto-conceito.

“Quem sou eu?” Aproveito a questão para lançar um desafio aos colegas de turma, ou seja, gostaria que pensassem e respondessem a questão e assim transmitirem aos restantes qual o auto-conceito de cada um, e de que forma acham que o contexto em que estão inseridos contribuiu, ou não, para a formação do mesmo.

Espero ter contribuído para a melhor compreensão do tema e que a reflexão a questão proporcione a oportunidade de se conhecerem melhor a si mesmos e assim obter quais as suas limitações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola boa tarde. Quem sou eu? Sou o Miguel Abreu, Tenho 22anos, nasci em Lisboa mas moro no Barreiro. A minha formação de identidade foi formada ao longo da minha adolescência, enquanto fui escuteiro, mas também através das vivências que fui ganhando principalmente com amigos. Mas quem sou eu perguntam vocês.. neste caso o Ricardo... Acho sou uma pessoa simples, amigo dos meus amigos (quando precisares de mim estou aqui para ti), aventureiro, simpático.. pensativo (não de ter ideias brilhantes.. mais de andar na lua a pensar no nada...ou em tudo), ah também sou tímido.. bom e fico me por aqui... se quiserem saber mais de mim o conselho que vos dou é descubram-me.