terça-feira, 10 de novembro de 2009

será possivel supera-lo ?

Usain St. Leo Bolt (Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um atleta jamaicano, considerado por muitos jornalistas e analistas desportivos como o maior velocista de todos os tempos. Actual campeão olímpico e mundial, além de ser o detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros, bem como no revezamento 4 x 100 metros.
Nos 100 metros estabeleceu o recorde mundial três vezes, marcando 9,72 segundos no Reebok Grand Prix de Atletismo de Nova Iorque em 2008, depois 9,69s na final olímpica em Pequim 2008 e obtendo 9,58 segundos no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim. [2]
Nos 200 metros, bateu o recorde mundial com 19,30 segundos, superando a antiga marca do ex-atleta norte-americano Michael Johnson que era de 19,32 s, na final olímpica em Pequim 2008. Em Berlim, em 2009, Usain Bolt quebrou seu próprio recorde, ao estabelecer nova marca mundial de 19s19, durante o Campeonato Mundial de Atletismo .[3]
Com a ajuda de Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter, conquistou a estafeta 4x100 metros. Eles bateram o antigo recorde mundial que era dos Estados Unidos e vigorava há 15 anos - 37,40 segundos - e estabeleceram o tempo de - 37,10 segundos -, na final olímpica em Pequim 2008.
Ele também é o recordista mundial júnior e jamaicano dos 200 metros, sua especialidade.
Aos quinze anos ele ganhou uma medalha de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo júnior, realizado em Kingston, capital da Jamaica. Seus resultados nas pistas (19,75 segundos para os 200 metros e 9,76 segundos para os 100 metros, até o recorde) valeram-lhe os apelidos de "homem mais rápido do mundo" e Lightning Bolt ("raio").
Nos Jogos Olímpicos de Pequim , Bolt foi um dos grandes nomes ao vencer os 100, 200 e a estafeta 4x100 metros, quebrando os recordes mundiais das três provas.
Em maio de 2009, em Manchester, quebrou o recorde dos 150 m, prova não disputada em mundiais ou olimpíadas, com o tempo de 14s35. Na ocasião declarou: "Meu objectivo é me transformar em uma lenda, e estou trabalhando muito duro para conseguir.
Em agosto de 2009, disputou o Campeonato Mundial de Atletismo e após vencer a prova dos 200 metros, com novo recorde mundial de 19,19 segundos, Bolt disse o que ficará marcado em sua história, o que o consagra como grande atleta, profissional e lendário.

Os segredos de Usain Bolt
Player
Executar com Real Media Player OU Windows Media Player
O Centro de Alto Desempenho Atlético de Loughborough, na Grã-Bretanha, trabalha com tecnologia de ponta para transformar os maiores talentos do atletismo britânico em futuros campeões – capazes de bater o jamaicano Usain Bolt
A expectativa é que o laboratório ajude a percorrer a distância entre excelente e, como no caso de Usain Bolt, o inacreditável.
Os especialistas do centro usam equipamentos de raio laser para maximizar o uso do pó usado na fabricação de solas das sapatilhas usadas por corredores.
A tecnologia é a mesma usada na fabricação de aviões de caça e garante que a dureza das solas seja perfeitamente ajustada às características de cada atleta - alguns usam solas flexíveis e outros solas muito duras.
A diferença que a sapatilha faz é muito reduzida, mas talvez represente os centésimos de segundo que separam o ouro da prata nos 100 metros rasos.
Aos 21 anos, James Dasaolu já é o terceiro velocista mais rápido da Grã-Bretanha. Mas se quiser ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, vai ter que derrotar Usain Bolt.
Para isso, ele está sendo ajudado pelos especialistas do laboratório, mas admite que a "biomecânica" do jamaicano é imbatível.
"Ele é sobre-humano. Nada menos", diz Dasaolu.

1 comentário:

Luísa Ramos de Carvalho disse...

Rui

Deixou aqui o apontamento sobre o tema que o interessou e de qu falou no 1.º dia de aulas mas falta dizer a fonte do texto. De onde foi retirado, certo? Porque não é algo escrito poe si.