quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como definir profissões com mais prestigio?

Caros colegas, peço desculpa de fugir um pouco ao tema em debate mas não queria deixar passar em "branco", este comentário que pensava já ter publicado.

Como definir profissões com mais prestigio?

Penso que a sociedade encara as profissões como sendo mais importantes ou de mais renome, segundo o seu grau de especialização técnico, intelectual ou físico entre outros, ou seja, a dificuldade existente para se conseguir ser um profissional nessa determinada área.
O prestigio, na minha opinião, não corresponde ao vencimento que poderemos oferir no exercicio da profissão, pois podemos ser um excelente pedreiro ou carpinteiro que ganha dois mil euros, ou ser um médico que tem o vencimento de mesmo valor, e o médico terá sempre mais consideração em relação ao que faz profissionalmente.
O prestigio tem que ver com elitismo, quanto mais restrita é esta elite mais valorizada ela é, no mundo profissional quanto mais criteriosa é a selecção, quanto mais alta a média de entrada, quantos mais anos de estudo forem necessários, mais respeitosa é a profissão.
Por exemplo quantos escolhem concorrer ao curso de medicina pois é o curso com médias mais altas, estar ao alcance de muito poucos a entrada, não por realmente sentirem vocação e apenas para pertencerem á elite?

António Pires

Sem comentários: