terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeiras Impressões um tema para reflectir


Formar uma impressão significa organizar a informação disponìvel acerca de uma pessoa de modo a podermos integrá-la numa categoria significativa para nós escreve António Caetano no quinto capítulo do livro "Psicologia Social". Na imagem podemos ver a capa deste livro coordenado por Jorge Vala e Maria Benedicta Monteiro que foi re-editado em 2006 pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Nas sessões de 13 e 20 de Outubro discutimos como não necessitamos de muita informação sobre uma pessoa para criarmos uma primeira impressão acerca dela. De facto, seja porque estivemos com a pessoa e obtivemos de forma directa, através da interacção, informação sobre o seu comportamento verbal e não verbal seja porque obtivemos informação de forma indirecta, como, por exemplo através do "ouvi dizer" a investigação mostra que não necessitamos de muita informação para formar uma impressão sobre uma pessoa.
Estas primeiras impressões são importantes porque constituem como que uma grelha que nos permite filtrar a variabilidade imensa do comportamento humano e fixar apenas determinados comportamentos ou traços que assumimos como estáveis. Ao fim de poucos segundos já podemos achar que a pessoa que acabámos de conhecer é simpática ou inteligente, amigável ou convencida e orientar o nosso comportamento para com essa pessoa de acordo com essa avaliação inicial.
Formar impressões requer uma actividade cognitiva intensa, escreve também António Caetano, que, por um lado, está naturalmente sujeita aos condicionantes da percepção social e, por outro, é influenciada por factores especifìcos. Enquanto percepção social, a formação de impressões é genericamente determinada por factores de ordem cognitiva, como, por exemplo, os estereótipos, os constructos pessoais, as expectativas, as heurísticas e os enviesamentos que lhes estão associados e factores de ordem afectiva como as emoções e os objectivos, e factores demográficos, como a idade e os papéis sociais.
Contudo, o processamento de informação está sujeito também a alguns factores especificos, classicamente estudados na formação de impressões como é o caso do efeito de ordem, efeito de halo e distorções de positividade e negatividade.
Agora cabe a cada estudante pensar no valor deste conhecimento sobre formação de impressões. Já tinham pensado no assunto? Possuem exemplos do vosso quotidiano que queiram partilhar como ilustrativos destes mecanismos de formação de impressões? E no campo da actividade desportiva qual a utilidade da reflexão sobre formação de impressões? A escrita agora é vossa...

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