quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Grupos Violentos

A propósito da última aula, resolvi elaborar um texto acerca de um conceito que considero substancialmente preocupante nas sociedades actuais: os grupos violentos, especificando, os gangs.
Este fenómeno social inerente ao comportamento humano poderá estar conjugado com a crescente onda criminal observada no quotidiano urbano. Estes grupos, em grande parte, advêm de aglomerados de bairros sociais existentes, localizados nas periferias urbanas. Estudos elaborados a pretexto da psicologia social, associados a esse paradigma, retratam de forma eloquente os efeitos nocivos para a sociedade, como para os próprios indivíduos envolventes neste meio. Sem generalizar, estes grupos são constituídos muitas vezes por jovens carenciados de uma boa estrutura familiar, isto é, mais susceptíveis a fragilidades psicológicas que, devido aos seus problemas pessoais, canalizam ódios recalcados para o interior do seu grupo. Sendo um grupo constituído maioritariamente por indivíduos homogéneos, a entrada de um novo elemento no grupo requer uma adaptação aos valores desse mesmo grupo, o que explica o facto de até um indivíduo que inicialmente não se identifique com esses valores, procure integrar-se no mesmo, a fim de ter reconhecimento social. Os comportamentos intrínsecos do grupo, geram expectativas em torno dos seus elementos, sendo necessário estabelecer uma hierarquia dentro do mesmo. Esta afirmação denota-se em situações reais de controlo do poder, ou seja, situações em que o grupo busca manifestar o seu poder, exercendo medidas prejudiciais para com os outros, em que perante uma situação de pressão, o elemento mais frágil do grupo pode ser excluído e deixado para trás em prol da sobrevivência do grupo.
A título de exemplo, pode-se destacar os desacatos na bela vista, como resultado de manifesta intenção de poder, perante a impunidade da polícia, que segundos os seus valores, são o inimigo, e o seu dever é proteger o seu grupo perante essa ameaça. Em suma o comportamento demonstrado no interior destes grupos pode estar associado aos argumentos aqui referidos, como também outros, nomeadamente de ordem económica.

http://www.youtube.com/watch?v=nyspjaoHvSw&feature=related

Sem comentários: