segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Identidade


IDENTIDADE

Reconhecemo-nos como espécie com caracteristicas que nos tornam únicos. Difrentes culturas, difrentes padrões culturais, geneticamente difrentes.
No nosso dia a dia, numa grande maioria das vezes recorremos ao nosso B.I para afirmar quem somos. Este dá-nos caracteristicas que permitem diferenciarmo-nos uns dos outros, o nosso nome, a nossa data de nascimento, a ascendencia familiar, o país a que pertencemos. Tem tambem uma fotografia do nosso rosto, que é único, assim como a nossa impressão digital que nos distingue de todas as pessoas no mundo. Mostra tambem a nossa assinatura que apesar de assinar-mos sempre o mesmo nome, esta vai mudando ao longo do tempo. Apesar do nosso bilhete de identidade nos fornecer já tantas informações, a nossa identidade não se resume apenas a um documento.

Muitas vezes quando nos é colocada a questão "Quem és tu?" na maioria das vezes as respostas são semelhantes pois vivemos segundo os mesmos padrões culturais actuais, em grande parte dos casos acabamos mesmo por responder o nosso nome e ficamos por ai.

A identidade pessoal é um conjunto de características (gostos, impressões, qualidades, defeitos, traços pessoais), papéis e valores de que a pessoa se atribui, avalia por vezes positivamente e reconhece como fazer parte de si própria. É um conjunto de percepções, sentmentos e representações que a pessoa tem de si própria que lhe permite reconhecer e ser reconhecida.

A identidade pessoal é um sentimento intrinseco. A pessoa reconhece-se como única. A identidade constrói-se ao longo do tempo, até à morte. Todas as fases, todas as experiências vão dando contribuição para a construção da identidade. Erikson considera que a identidade é o processo activo que se desenvolve no percurso da vida, abordando factores sociais e psicológicos.


João Martins

Sem comentários: