quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Corrupção no Desporto

Muitos têm sido os casos de corrupção que tem surgido ao longo dos tempos.
Existem diversas formas de corrupção desportiva, mas principalmente esta divide-se em duas grandes áreas:

• Corrupção ao nível dos resultados desportivos, manifestando-se esta sob a forma de suborno dos intervenientes directos, por exemplo: árbitros, atletas, treinadores etc…
• Corrupção extra-competições, manifestando-se esta sob a forma de subornos aos intervenientes indirectos do fenómeno desportivo, normalmente estes desempenham cargos directivos, são agentes de jogadores, desempenham cargos em comissões que avaliam desempenhos, julgam disciplinarmente os atletas ou tem poder de voto em determinadas organizações etc….

Entre os desportos e organizações onde os casos de corrupção se têm manifestado com maior frequência destacam-se claramente as modalidades como o futebol, o boxe, as corridas de cavalos, o basebol e o ciclismo.

Penso que o problema da corrupção nunca irá terminar, pois o desporto envolve muito dinheiro e poder, mas poderá ser minimizado caso exista uma “regulamentação forte” e uma formação ética dos agentes que directa ou indirectamente vivem do desporto.
É importante perceber por parte de todos os intervenientes no fenómeno desportivo que a corrupção só leva há perda de credibilidade do próprio desporto…assim sendo “passará a estar em jogo” o futuro e sobrevivência do mesmo.

Como exemplo, na acutalidade, temos as escutas do "Apito Dourado", um exemplo onde se mostra de uma maneira incrível a manipulação que se pode fazer neste mundo que é o desporto.


Escutas - Apito Dourado


Bruno Pedro

1 comentário:

Anónimo disse...

Devias ter vergonha de copiar o que os outros escrevem