quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OBSERVAÇÃO NO CONTEXTO DESPORTIVO





Sistema de Observação do Comportamento do Aluno

O estudo do comportamento dos alunos/atletas é muito importante para melhorar a acção educativa dos professores/treinadores. Quando analisamos o comportamento e o pensamento de um aluno/atleta, pretendemos conhecê-lo melhor para deste modo tornar as aulas/treinos mais rentáveis, motivadoras e eficazes. Assim, com o presente artigo pretende-se demonstrar a importância da utilização do Sistema de Observação do Comportamento do Aluno (SOCA), de forma a identificar de uma forma global e específica o modo como cada aluno utiliza o tempo de cada aula/treino e, a influência que os diferentes perfis de participação exercem no progresso alcançado na habilidade-critério.
O aluno é o centro de qualquer processo educativo, como tal, devemos estudá-lo primeiro para depois adaptarmo-nos à sua realidade.
Para Pierón (1996), o tempo de empenhamento motor do aluno, a motivação que o mesmo dispensa à tarefa e a afectividade que sente perante o professor, são cruciais para diminuirmos comportamentos desviantes.
Siedentop (1993) considera ainda, que apesar de serem necessários períodos de repouso, não é possível aos alunos estejam sempre em prática, muitas vezes devido aos poucos recursos materiais existentes. Considera ainda que os períodos de espera duram tempo demais e reduzem consideravelmente o tempo passado em actividade motora, sendo que esta variável, constitui certamente uma das variáveis de maior significado nos estudos relativos ao sucesso pedagógico.
Por outro lado Piéron & Pirón (1981) ;Piéron (1982) observou que os alunos das classes que alcançaram maiores ganhos de aprendizagem, receberam uma percentagem mais elevada de “feedback”.
Carreiro da Costa (1995) “Gerir o tempo de aula de forma a maximizar as oportunidades de exercitação motora em tarefas relacionadas com os objectivos de aprendizagem é um aspecto considerado de primordial importância.”
Piéron & Pirón (1981) constataram uma diferença bastante acentuada entre as classes de maior e menor progresso, relativamente ao tempo consagrado à prática do exercício critério, aspecto que se traduziu, não só em mais tempo de actividade de exercitação por parte dos alunos com ganhos de aprendizagem superiores.
Pudemos constatar, através dos autores acima citados, que a variável mais importante é o tempo de empenhamento motor, pois é a partir dele que os alunos adquirem ganhos práticos, é através dele que os alunos se sentem mais motivados para aprender. Outra conclusão relaciona os alunos em empenhamento motor com uma menor probabilidade de ocorrerem comportamentos desviantes, como tal, o professor tem a obrigação de preparar a aula (desde a prelecção inicial, passando pela organização e pela prática motora), de forma a que os gastos de tempo supérfluos sejam cada vez mais diminutos, pois todos vão beneficiar com tal facto. Pieron afirma que “os critérios associados ao sucesso pedagógico são, muitas vezes, associados com o manter o alunos em actividade, num ambiente caloroso e sem problemas de disciplina”.
Assim, com o presente artigo pretende-se demonstrar a importância na utilização do Sistema de Observação do Comportamento do Aluno– SOCA
Este sistema tem por objectivo estudar o comportamento dos alunos, permitindo traçar um perfil das suas características mais frequentes.
A análise permite recolher informações acerca do comportamento dos alunos, constituindo um excelente meio de recolha de informação a ser utilizada em situações de autoscopia e feed-back, apresentando ainda, a vantagem de se possuir valores de referência na literatura que podem ser confrontados com os valores encontrados para a população concreta estudada.
O sistema foi construído pelo professor Maurice Piéron (1988) da Universidade de Liége e designado de Obel-Ulg.
É constituído por 11 categorias de análise do comportamento do professor (actividade motora, demonstração, ajuda, manipulação do material, deslocamentos, atenção à informação, espera, comportamentos fora da tarefa, interacções verbais, afectividade, outros).
Trata se de um instrumento de registo de duração para as categorias consideradas.
Concluiu-se que o SOCA é um instrumento fundamental para melhorar a acção educativa. O professor/treinador ao analisar os dados relativos ao comportamento dos alunos/atletas pode, com maior facilidade e eficácia aplicar estratégias para melhorar a sua prestação no processo ensino-aprendizagem. Conseguindo um tempo de empenhamento motor elevado, potencia-se aos alunos a aquisição em ganhos práticos, sentindo-se assim estes mais motivados para aprender.
Concluiu-se também que, se os alunos/atletas estiverem em empenhamento motor, é muito menos provável que haja comportamentos desviantes, tendo assim os alunos mais tempo dedicado à aquisição das competências previamente definidas.
João Chagas

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