quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O impacto Psicológico das Lesões no Desporto

Em Portugal, o número de atletas registados no sistema desportivo federado atingiu, no final de 2004, um valor superior a 400 mil, o que se traduz num aumento na ordem dos 50 %, ocorrido entre 1996 e 2004. Neste período, ocorreu um crescimento anual na ordem dos 17 mil atletas, num universo de 69 modalidades cujas federações possuem o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva contratualizado com o Estado (IDP, 2005). No entanto, associada à prática de actividade física e desporto está inerente a ocorrência de lesões desportivas, e tendo em conta que todos nós somos seres bio-psico-sociais, essas mesmas lesões afectam o atleta tanto na sua dimensão biológica, como psicológica e social. Portanto, estas para além de reduzirem a moral do atleta, diminuem a sua performance e podem mesmo determinar o abandono precoce de uma carreira desportiva, apresentando também custos económicos.

A profissão de atleta é física e psicologicamente exigente, sendo que o impacto das lesões desportivas ultrapassa claramente a saúde física do mesmo, afectando o seu bem-estar psicológico, do qual resultam sentimentos de ansiedade, medo, depressão, frustração, impaciência e a não adesão ao plano de tratamento. É importante a consciencialização de que o impacto destas lesões para além dos danos de ordem física tem repercussões psicológicas, que muitas vezes são negligenciadas e colocadas em segundo plano. Estas tornam-se, portanto, uma grande preocupação, não só para os atletas, mas também para as suas famílias, treinadores, managers e patrocinadores.

As reacções psicológicas mais severas podem ter um impacto mais grave na vida do atleta que as próprias limitações físicas da lesão, sendo que por sua vez os factores psicologicos podem contribuir para o aparecimento de novas lesões, instalando-se portanto, um ciclo vicioso, em que a lesão afecta psicologica e emocionalmente o atleta e que por sua vez predispoe-no ao agravamento da situação fisica ou á acorrencia de novas lesões. Um dos factores psicologicos mais relacionados com o aparecimento de lesões desportivas é o stress. Os atletas com maiores níveis de stress, com baixa auto-estima, pessimistas ou com elevados níveis de ansiedade sofrem lesões desportivas ou demoram mais tempo na recuperação destas.

Por outras palavras, o bem-estar emocional é afectado pelo trauma psicológico, depressão, ansiedade, sentimento de perda e ameaça à performance no futuro, sendo que a nível social as repercussões da lesão são ao nível da perda do papel social, afastamento de amigos e colegas da equipa, novos relacionamentos com o departamento médico e a necessidade da dependência de terceiros. O auto conceito também fica afectado na medida em que o atleta tem a sensação de perda de controlo, alteração da auto-imagem, sente que as metas que tinha estabelecido para o futuro estão ameaçadas, bem como, a ameaça da perda da posição da equipa (caso pratique desporto colectivo).

O modelo apresentado designa-se “modelo de stress e lesões” e estabelece uma relação entre os factores psicológicos e as lesões desportivas. Sendo que este também evidência os factores propícios à ocorrência de uma nova lesão.

Portanto, é essencial ter em consideração as necessidades de cada atleta e o facto de cada um de nós ser dotado de uma componente psicológica, biológica e social, que se modela consoante as vivencias e experiencias de cada um. Logo, a nível desportivo é de todo relevante estar atento ao impacto psicológico que cada lesão têm sob o atleta e não apenas nos danos físicos por ela causados, intervindo de modo a motiva-lo no seu processo de recuperação.

João Martins

Sem comentários: